quarta-feira, 20 de março de 2013

Artesanato x Decoração

Todo mês nos vamos destacar no nosso site blog alguma empresa, prestador de serviço ou artesão, e esse mês nos convidamos a Vera da Casinha Bonita Artesanatos ( leia mais sobre ela aqui )
para escrever um pouco do artesanato na decoração de interior

Artesanato x Decoração

Misturar técnicas de artesanato com a decoração da casa é uma ótima opção para reduzir custos e personalizar os ambientes.
Antes que o mundo exploda por operar na sua capacidade máxima, algumas pessoas tem feito a sua parte, criando novas utilidades para o que um dia já foi lixo.
Para ter uma casa bonita não é preciso gastar muito dinheiro. Com um toque de criatividade você pode reaproveitar móveis e objetos antigos para decorar espaços cheios de charme e com muita personalidade.

O que é Artesanato?

Artesanato é o produto do trabalho realizado por um artesão, utilizando ferramentas simples, em pequena escala e executando todas as etapas da produção: do projeto ao acabamento final da peça. Diferentemente dos produtos industriais, a peça artesanal possui forte identidade por ter características únicas.
Exemplos de artesanato: pinturas (em cerâmica, madeira, vidro, metal,...), patchwork, biscuit, tecelagem, dentre tantos outros exemplos.

Artesanato: um produto sustentável

Valorizar o artesanato local é uma atitude sustentável: estimula o uso de materiais locais (como fibras naturais e barro), a reciclagem e o emprego de várias pessoas (inclusão social e mais renda). 
É um produto da cultura popular e diretamente ligado à sustentabilidade social, econômica e ambiental.

O Artesanato na Decoração – uma Tendência Atual

Peças artesanais trazem personalidade à decoração. Podem ser utilizadas junto com outras peças de design, conferindo vida e estilo aos ambientes
Ao criar um contraste com outros elementos, como móveis revestidos com laca branca, criam efeitos interessantes e estimulam os sentidos.
O artesanato é uma tendência da decoração atual:
  • Está ligado à ideia de reciclar e reinventar;
  • Utiliza matéria-prima nativa – ecologia / sustentabilidade;
  • Está diretamente relacionado à cultura popular;
  • Estimula fortemente os sentidos – sensorialismo;

Como Utilizar o Artesanato na Decoração?

As cores e as texturas do artesanato quebram a rigidez de móveis retos, trazendo calor e aconchego para os ambientes.
Confira abaixo algumas ideias e dicas para sua decoração:
Mandalas: o ideal é criar composições utilizando 2 ou 3 objetos. Podem ser fixadas na posição horizontal, vertical ou ainda “soltas” criando um volume diferenciado. Onde utilizar? Halls de entrada, salas de estar e jantar, cozinhas e escritórios.
Painéis e Quadros: se optar por um painel de tamanho grande e horizontal, deverá escolher apenas uma obra, pois será o ponto focal do ambiente. Se forem objetos menores, poderá criar composições formando uma figura maior a qual também será um ponto focal de interesse decorativo. Onde utilizar? Quartos (atrás da cama), salas de jantar (na parede principal da mesa de jantar ou na parede do aparador), salas de estar (atrás do sofá) e escritórios (em uma parede que tenha destaque, que seja vista a partir da porta de acesso principal).
Artesanato Têxtil: Almofadas coloridas conferem aconchego e vida ao ambiente. Servem como apoio para a cabeça, para os pés e para as costas. Onde Utilizar? Em salas de estar, salas de TV e quartos.
Artesanato em Madeira: potes servem petiscos e gamelas (tigelas) podem ser utilizadas como fruteiras ou para servir.
Cerâmica: pode ser decorativa ou utilitária. É um elemento delicado e charmoso. Remete ao passado e gera a sensação de conforto e bem-estar caseiro.

3 comentários:

  1. eu acho coisas de artesanato tão lindas ((:
    ja vi uns artesanatos na decoração, acho super orginal.
    Ótimo final de semana, bjs
    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  2. Oi passei aqui para agradecer a visita e dizer que estou te seguindo eliane lima.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia , vim retribuir sua visita e amei sua dicas , com certeza voltarei sempre, já estou te seguindo também , quero aproveitar para convidá-la a voltar lá no meu blog e participar do sorteio, ficarei muito feliz , bjs.

    ResponderExcluir

Ola obrigada pela visita !